17.7 C
São Paulo
sexta-feira, 23 outubro, 2020

SOBRE

Sobre Mobilidade

QUEM SOMOS?

O Mobilidade Sampa é um site de conteúdo sobre mobilidade urbana: uma plataforma criada para ser uma alternativa para o público, com o propósito de ser uma nova opção com qualidade. Focado na produção e distribuição online de notícias, com cobertura em todas as regiões de São Paulo e Região Metropolitana.

Estamos presentes nas principais redes sociais e possuímos uma plataforma otimizada para diversos dispositivos como desktop, tablets e smartphones, entregando conteúdo personalizado de acordo com cada região e enquadramento do leitor.

“Fique informado sobre tudo o que acontece em São Paulo e região metropolitana.”

O QUE É MOBILIDADE URBANA?

Mas afinal de contas, o que é mobilidade urbana? Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas no espaço urbano de uma cidade.

Assim, a mobilidade urbana adequada é obtida por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. É um tema que vem sendo amplamente discutido nos últimos anos.

CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS

Em nosso site o leitor vai encontrar notícias abrangentes de diversos segmentos: aeroportos, ciclismo, transporte coletivo, trânsito, rodovias, mobilidade urbana, entre outras.

Como ajudamos o leitor Nós ajudamos o leitor em diversas situações, como por exemplo: o motorista que busca saber se vai ter alguma interdição na via pela qual ele vai passar, o passageiro que pergunta se haverá alguma interrupção para obras em alguma das linhas do transporte sobre trilhos, o passageiro que deseja saber como chegar a um determinado destino utilizando uma linha de ônibus municipal ou intermunicipal.

O ciclista que procura a localização do bicicletário mais próximo da sua casa ou do seu trabalho, o passageiro que deseja maiores informações de quando aquela estação de metrô do seu bairro será inaugurada, o ciclista que deseja saber quando a próxima ciclovia será inaugurada, os passageiros que querem saber se haverá greve do transporte coletivo, as empresas que gostariam de saber o que elas podem fazer para ajudar a melhorar a mobilidade urbana, entre outros assuntos.

UM BOM RELACIONAMENTO COM O LEITOR

Procuramos manter um bom relacionamento com o leitor, sempre ajudando com simpatia e dedicação. No dia a dia recebemos questionamentos como: “Pessoal, como faço pra chegar neste endereço? Preciso ir em uma entrevista de emprego”, além de darmos a informação do trajeto, complementamos: “Olha, perto desse endereço tem uma agência de emprego que está oferecendo novas vagas. Tem essa empresa ali perto que abriu uma nova oportunidade”.

Certa vez, uma leitora perguntou como chegar em uma agência da Previdência Social na Zona Leste e o endereço não foi localizado com sucesso, fazendo uma pesquisa detalhada no Google, na verdade a agência ficava no interior de São Paulo, conclusão: passaram o endereço errado pra ela. Nos dias em que há greve do transporte coletivo há uma enorme demanda de leitores buscando informações.

Certa vez um leitor queria saber como chegar na Estação Atlético Ypiranga do Expresso Tiradentes da SPTrans e no site da própria SPTrans não consta a lista das estações desse corredor importante que liga as zonas leste e sudeste ao centro da capital paulista, depois informamos ao leitor como chegar a estação.

“A satisfação de ajudar o próximo deve ser sempre maior do que o desgosto por este.” 
(Daniel Melgaço)

DICA DE LEITOR

A querida leitora Lúcia Freitas é uma das pessoas que sempre está colaborando e compartilhando as informações do Mobilidade Sampa no Twitter:


Como surgiu a ideia do site Mobilidade Urbana

Como surgiu o Mobilidade Sampa? O site foi criado em outubro de 2014 pelo criador de conteúdo, Eduardo Paulino. Ele conta abaixo como teve a ideia:

“Gosto muito de utilizar o Twitter para me comunicar com as pessoas e empresas, em junho de 2014 aconteceu uma greve dos funcionários do Metrô, onde usei bastante o meu perfil pessoal @eduardopaulinos para informar as notícias da greve, quais linhas do Metrô estavam funcionando parcialmente, qual linha de ônibus utilizar para chegar a um determinado destino onde não estivesse circulando os trens do Metrô, entre outros assuntos.

Usei bastante a hashtag #metrosp e marcava vários perfis que tratavam sobre transporte. Algumas semanas depois da greve ter acabado, que por detalhe foi uma das greves mais longas da história do Metrô, a greve durou cinco dias, um grupo de pessoas me enviou uma mensagem direta no Twitter, a chamada DM, contando que observaram meus tweets durante a greve do Metrô, perguntando se eu não gostaria de colaborar com eles para informar no Twitter sobre notícias em geral do Metrô, pois eles tinham vários perfis colaborativos que informavam a situação das linhas e o trajeto das viagens.

Como já gostava de tuitar sobre isso no meu perfil pessoal, não exitei em aceitar o convite. Conforme os meses foram passando comecei a perceber que falar de mobilidade urbana na capital paulista não se limitava apenas a falar somente dos trens do Metrô e da CPTM e também não noticiar somente no Twitter, aí eu pensava todos os dias que precisava criar algo mais detalhado e abrangente falando de outros assuntos que interessam o paulistano como trânsito, estradas, aeroportos, bicicleta, ônibus e outros modais, com o objetivo de ajudar as pessoas com estas novas informações.

Eu já tinha trabalhado na Central 156 da Prefeitura de Curitiba e tinha um conhecimento básico sobre como lidar com esses assuntos com o público. Depois de alguns meses, após juntar várias ideias, conversar com vários amigos, em outubro de 2014 criei o site Mobilidade Sampa e consequentemente os perfis nas redes sociais. A inauguração do site aconteceu oficialmente no dia 25 de outubro de 2014. Desde então eu procuro ficar muito antenado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e da Região Metropolitana.

Em 2019, ampliando novos horizontes, criei os sites Mobilidade Curitiba (ainda meio que moro em Curitiba), Mobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. No início de 2020, criei o Mobilidade Rio.”

CONHEÇA MAIS SOBRE O CRIADOR DO MOBILIDADE SAMPA

Conheça um pouco da trajetória do Eduardo Paulino, criador do Mobilidade Sampa, onde ele mesmo fez um pequeno resumo:

Edu Silva“Sou paulistano. Desde criança gosto muito de escrever, ler livros, conversar, saber das notícias e ouvir rádio, este último pra mim sempre foi um encantamento, quando a informática se popularizou no início da década de 90, ter o primeiro computador foi um sonho realizado. Depois que me formei no ensino médio, como todo adolescente, bati um pouco a cabeça para decidir o que queria fazer, por fim decidi estudar administração.

Antes de criar o site, eu passei por várias experiências profissionais em grandes e médias empresas, por diferentes nichos de mercado, foram tantas funções que exerci, vou descrever algumas delas: vender cursos de informática, dar aulas de inglês, gerenciar uma escola de informática, cobrar faturas de cartão de crédito, atender clientes em uma instituição financeira, registrar solicitações de munícipes, entre outras.

Estou sempre estudando e buscando conhecimento sobre temas que me fascinam como jornalismo, recursos humanos, marketing digital, empreendedorismo e artesanato. Eu sempre digo que não há nada melhor do que você fazer o que gosta e a pessoa não deve ter medo de arriscar novas oportunidades na vida.”

“É preciso inovar, renovar e se aventurar todos os dias.”
(Eduardo Paulino)

CONFIANÇA NO TRABALHO

“Compartilhar conhecimento é uma das ações mais nobres do ser humano e ajudar as pessoas é algo que sempre me encanta. A sinceridade e a honestidade sempre caminham juntas, quando a pessoa tem competência gera capacitação e bons resultados, quando ela possui um bom caráter gera integridade e intenção.

A integridade e a intenção juntas são quando a pessoa fala algo e sem adiamentos faz o que realmente disse e em outras situações a pessoa age em algum momento difícil da vida. Capacitação é quando definimos o talento de uma pessoa, seus conhecimentos, suas habilidades e o estilo de fazer as coisas. Resultados são as conquistas e as realizações alcançadas de uma pessoa, o que faz aumentar a credibilidade”, diz Eduardo.

“Humildade, respeito, educação, colaboração e organização são situações que sempre procuro ser focado.”
(Eduardo Paulino da Silva)

COMPARTILHANDO HISTÓRIAS

Dentre várias histórias que aconteceram na trajetória profissional do Eduardo, ele decidiu compartilhar três histórias bem legais, a primeira sobre recursos humanos, a segunda sobre resultados e a terceira sobre transporte coletivo:

“A área de recursos humanos sempre me fascinou, já cheguei em um certo período a criar um banco de dados de ofertas de empregos e uma lista de e-mails para envio de currículos, para ajudar amigos e conhecidos.

Por mais que você esteja em um bom emprego, ele não é garantia para o resto da vida, é preciso estar atento as novidades do mercado de trabalho, praticar networking, estudar sempre novos cursos e possuir requalificação profissional, além de não ter medo de arriscar.”

“Quando eu trabalhei em uma das unidades da escola de informática Star Bit, me lembro que no terceiro ano em 2001, quando auxiliava uma equipe de vendas, a funcionária do setor de cobrança ficou grávida e teve de cumprir a licença-maternidade, os patrões me escolheram para ficar no lugar dela neste período, e olha que eles geralmente preferiam mulheres para as vagas na escola, estando na função passei a criar novas técnicas de abordagem para cobrança, comprei livros sobre o assunto, inclusive pra quem trabalha com cobrança indico o livro Cobrança por Telefone e Negociação com Inadimplentes, do autor Adriano Blatt.

Comecei a aplicar um nova forma de abordar os pais dos alunos pelo telefone sobre a cobrança da mensalidade e com isso os pais dos alunos começaram a aparecer em massa para quitar as dívidas, com isso a inadimplência da escola diminuiu. Depois que a funcionária voltou da licença-maternidade, os patrões a demitiram, não ficou claro o motivo naquela época, fiquei chateado pela situação e depois de um certo tempo fui chamado para trabalhar na matriz da rede de escolas, na cidade de Guarulhos.”

“Uma das grandes demandas da Central 156 da Prefeitura de Curitiba na qual trabalhei, era quando as pessoas ligavam para saber o horário em que o próximo ônibus vai passar no ponto ou chegar no terminal e na prática os horários realmente eram cumpridos, mas como qualquer cidade grande, podiam acontecer atrasos pontuais que eram devidamente fiscalizados.

Com o tempo já tinha decorado muitas das linhas da cidade, lá utilizava pra trabalhar o famoso Expresso Santa Cândida – Capão Raso. Aqui em São Paulo, apesar de termos vários aplicativos para smartphone que informam em tempo real onde o ônibus está no momento ou o próximo horário que ele vai passar, a SPTrans e a EMTU também deveriam colocar dentro dos ônibus e nos próprios pontos de ônibus tais informações, isso ajudaria muito o passageiro, além de um sistema conectado para informar de atrasos ou ocorrências nas linhas de ônibus e também campanhas educativas.”

Quer conversar com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

“Nada é tão poderoso para aumentar a nossa integridade do que cumprir as promessas que fazemos a nós mesmos.”
(Eduardo Paulino da Silva)

DEPOIMENTOS

O Eduardo conta uma curiosidade quando ele estava participando de um treinamento de oratória, na Central 156 lá em Curitiba: “Em um determinado momento tínhamos que dizer as qualidades do colega mais próximo e a querida Anair disse ‘olha o Eduardo, a voz dele traz um carisma e uma segurança tão grande, que traz uma paz a todos nós’, confesso que fiquei muito lisonjeado.

Aprendi que quando queremos saber o que os outros acham da gente, a voz é um fator fundamental para saber disso. E vale uma outra lição: temos que aprender a cultivar os bons momentos e as amizades que conquistamos, algumas são para o resto da vida.”

A HORA DA DIVERSÃO

Em alguns momentos da vida profissional de qualquer pessoa têm aquela hora da diversão, para quebrar aquele gelo, sabe? O Eduardo cita algumas ocasiões marcantes:

“Na escola onde trabalhei, o pessoal se reunia naquele momento do chamado ‘happy hour’ no final da tarde, para comprar o lanchão em uma padaria vizinha e aproveitávamos para jogar conversa fora. No mês de julho, quando os alunos estavam de férias, se divertíamos fazendo aquela faxina completa nas salas de aula.

E as festas de amigo secreto no mês de dezembro? Essas eram bastante divertidas, mas com moderação! Na Central 156 um dos momentos de descontração eram as celebrações das datas comemorativas, onde todos ficavam caracterizados de acordo com o tema.

Nas minhas horas de lazer, adoro um bate-papo, ler bastante e curtir uma boa música! Músicas das décadas de 80 e 90, incluindo rock, dance e ‘love songs’ são minhas favoritas. Gosto de sair com os amigos ou família, quando sobra um tempinho viajo um pouco.”

Rosana
Eduardo com a Rosana durante a Campus Party Brasil 10 no Anhembi

NA MÍDIA

TV GLOBO – 30/09/2015

A CPTM lançou uma campanha para incentivar denúncias de assédio sexual nos trens e o criador do Mobilidade Sampa, Eduardo Paulino, concedeu uma entrevista para a reportagem da TV Globo. Aqui no site, o Eduardo fez um post especial a respeito da campanha.

DIÁRIO DE SÃO PAULO – 07/10/2015

A CPTM reforçou a campanha contra o assédio sexual nos trens e estações e incentivou os passageiros a denunciarem enviando um SMS Denúncia para o número (11) 97150-4949. O criador do Mobilidade Sampa foi citado na reportagem para o jornal Diário de São Paulo.

Abuso Sexual
Foto: Divulgação/Diário de São Paulo

RÁDIO CBN SÃO PAULO – 28/10/2015

A CPTM manteve a sujeira em algumas estações mesmo após promessa de limpeza, em razão do fim do contrato com uma empresa terceirizada de limpeza. A denúncia feita pelo nosso site virou pauta para o programa CBN São Paulo da Rádio CBN.

CAFÉ COM JORNAL (TV BANDEIRANTES) – 29/10/2015

Diversas estações da CPTM ficaram com a cena desagradável de lixo no chão e lixeiras transbordando, devido a um imbróglio no contrato com uma empresa terceirizada de limpeza. A denúncia feita pelo nosso site virou pauta para o telejornal Café com Jornal da TV Bandeirantes.

TV GLOBO – 28/12/2015

A TV Globo realizou uma série de reportagens especiais sobre o que o paulistano desejava para a mobilidade urbana da cidade de São Paulo em 2016. O Eduardo concedeu uma entrevista para a reportagem da TV Globo sobre o que ele deseja que melhore na mobilidade urbana da nossa cidade.

A emissora não disponibilizou o vídeo na íntegra no site da Globo Play, porém ficou disponível a primeira parte da reportagem sobre a inauguração do corredor de ônibus da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

ENCONTROS COM BLOGUEIROS

Desde 2014, o Mobilidade Sampa participa de encontros que a SPTrans, o Metrô e a CPTM realizam com blogueiros e influenciadores digitais, geralmente os encontros acontecem semestralmente.

Nos espaços abertos são discutidos temas como mobilidade urbana, entre eles o sistema de ônibus da capital paulista, reclamações sobre empresas de ônibus, itinerário de linhas, projetos de modernização da malha metroferroviária, reformas de estações, novos trens, comunicação institucional, comércio ambulante, campanhas educativas, entre outros assuntos.

CPTM – 18/06/2015

SPTRANS – 27/05/2017

https://www.instagram.com/p/BUmQLAKFPjO/?utm_source=ig_embed

CURTIU O MOBILIDADE SAMPA?

Esperamos que você possa usufruir das informações e serviços prestados. Deseja conversar com o Mobilidade Sampa? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br ou uma mensagem para o Whatsapp (11) 96292-9448. Responderemos assim que possível.

A sua empresa ou marca deseja anunciar no Mobilidade Sampa? Consulte aqui todas as informações.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais também! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

E aproveite para cadastrar o seu email abaixo (é grátis) para receber conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana. Junte-se conosco!

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.